Ambulatório Oncológico do Hospital Auxiliadora é inaugurado

Local conta com estrutura completa
Hospital Auxiliadora e Instituto do Câncer inauguram hoje o Ambulatório Oncológico
21 de junho de 2016
1
Pastoral da Saúde realiza semana de curso no Hospital Auxiliadora
28 de junho de 2016

Ambulatório Oncológico do Hospital Auxiliadora é inaugurado

a

Os pacientes do SUS – Sistema Único de Saúde  que utilizam os serviços do Ambulatório Oncológico do Hospital Auxiliadora ganharam ontem, 21 de junho, um grande presente, a ampliação e reforma do setor. Agora, com 270 m², o Ambulatório Oncológico conta com  uma estrutura completa, recepção ampla, três salas de atendimento, aumento de cadeiras para quimioterapia, equipe multidisciplinar e atendimento humanizado.

Diversas autoridades participaram do evento. Padre Altair Ferreira, pároco da igreja Santa Rita de Cássia, fez a benção no local e leu o evangelho do dia. Logo na sequência, a diretora geral do Hospital Auxiliadora, Irmã Aurélia Brioschi, agradeceu todos os presentes e disse que o fato de participarem dessa inauguração mostra que este é um momento significativo para o Hospital. “Lutamos muito para conseguirmos entregar esse espaço para os pacientes do SUS. Hoje expressamos alegria por mais essa conquista. Esse lugar era pequeno e todos falavam que poderíamos ampliar e crescer o atendimento. Hoje isso é realidade. Durou mais de um ano a reforma, pois falta recurso, porém, encontramos em pessoas do bem essa ajuda”, reforça.

Irmã Aurélia também falou sobre as parcerias e as doações que o Hospital está ganhando e que tanto contribuem para essa causa.

Eduardo Otoni, diretor administrativo do Hospital Auxiliadora, afirmou que essa obra é um complemento de tudo que ainda será feito. “Temos muitas coisas para fazer. Aqui é a porta de entrada, porém, existe um processo que é a internação desse paciente. Estamos lutando junto com o Rotary  Três Lagoas para colocar em prática um projeto muito importante para Mato Grosso do Sul, em especial Três Lagoas. Esperamos nos próximos três meses conseguirmos recursos e entregar outra obra para a sociedade, em especial aos usuários do SUS”, afirma.

Otoni aproveitou o momento e mostrou o avanço que se teve nos últimos anos. “Em 2008 pela primeira vez o Hospital recebeu um atendimento oncológico. Em 2013 fomos reconhecidos pelo Ministério da Saúde, Governo Federal, Estadual e Municipal e assumimos a UNACON e tornamos reconhecidos como unidade oncológica. Em 2013 estabelecemos uma parceria muito importante com o ICTL – Instituto do Câncer de Três Lagoas. Passaram-se três anos e hoje estamos comemorando”.

Números também foram apresentados, mostrando o crescimento do setor e o motivo da ampliação e reforma. Em 2013 contabilizou -se cerca de 636 APACs (Procedimentos de alta complexidade). Já em 2014 esse número foi de 1439. Em 2015, houve um aumento de cerca de 44 %, totalizando 2.070 APACs. Para 2016, a projeção é de 2.446, totalizando quase 400% em três anos.

Já nos atendimentos ambulatoriais, de 2013 a 2015 houve um aumento de  256%. De janeiro até maio de 2016, 3.913 atendimentos foram realizados, já ultrapassando os de 2013 que foram 3.150. A expectativa até o final de 2016 é que ocorram 10.800 atendimentos ambulatoriais.

Cerca de 232 cirurgias oncológicas também foram realizadas neste ano, até maio.

“Temos que lembrar que nas limitações que tínhamos, mesmo assim, conseguimos um avanço e partimos de um único atendimento para muitos. Isso mostra um trabalho sério que é realizado, um time de profissionais capacitados e um espaço acolhedor como o Hospital Auxiliadora. Sempre nos colocamos no lugar do paciente, pois não adianta atender mais, temos que atender sempre melhor. O índice de satisfação do paciente mostra isso. Mesmo com a área antiga, 99,22% consideraram o atendimento entre bom e ótimo. Temos condições de melhorar ainda mais. Esse número é muito gratificante”, finaliza.

José Márcio Barros Figueiredo, diretor do Instituto do Câncer de Três Lagoas, representando toda a equipe, disse que o momento é de realização de sonhos. “Tivemos a oportunidade de encontrar esse Hospital maravilhoso e foi algo único na minha vida. Hoje temos uma equipe dos melhores centros e escolas do Brasil. Temos um padrão de qualidade para a oncologia muito diferenciado. Vamos continuar trabalhando com muito amor. Precisamos tratar as pessoas como seres humanos que buscam a melhora. Tenho que agradecer a administração do Hospital por ceder o Ambulatório Médico de Especialidades durante as obras. Eu ando por esse local e vejo o sorriso nos rostos dos pacientes. Teve um paciente que perguntou se teria que pagar. Falei que tudo isso é SUS e isso nos alegra”, ressalta.

Jorge Martilho, representando o presidente da Câmara Municipal –  Jorginho do Gás, disse que esse sonho começou em 2008. “Nesse espaço plantamos essa semente. Tivemos a dedicação e empenho de todos. Hoje estamos vivendo essa realidade”.

Para a prefeita de Três Lagoas, Márcia Moura, “esse momento deve ser muito comemorado, pois foram muitas as lutas. Estar junto com a família é algo maravilhoso e ajuda no tratamento. Isso é possível para as pessoas que tratam em Três Lagoas e não precisam viajar para outros lugares. Muitas coisas boas irão ocorrer. Os pacientes do SUS estão muito bem assistidos no Ambulatório Oncológico”, conclui.

As autoridades descerraram a placa onde continha a seguinte frase que mostra bem esse momento. “Que os vossos esforços desafiem as impossibilidades. Lembrai-vos de que as grandes coisas foram conquistadas do que parecia impossível”. Charles Chaplin.

O Hospital Auxiliadora agradece todos que contribuíram com essa obra, em especial ao Rotary Club de Três Lagoas – Cidade das Águas, Rotaract Club de Três Lagoas, Interact Club de Três Lagoas, Fundação Rotária – Distrito 4470 Subsídio distrital SD- 1.625-514, Madeireira Nortão, Muniz Materiais para Construção, Porto de Areia Três Irmãos, Cerâmica Modelo, Robemix Concreto Ltda, Lajes Premix, Cerâmica Panorama e Tangará Acabamentos.

 a

Os comentários estão encerrados.

0
Connecting
Please wait...
Send a message

Desculpe! Não estamos por aqui agora. Deixe uma mensagem e nós retornaremos para você, o mais breve possível.

Your name
* Email
* Describe your issue
Login now

Dúvidas? Nós estamos aqui. Envie-nos uma mensagem!

Your name
* Email
* Describe your issue
We're online!
Feedback

Help us help you better! Feel free to leave us any additional feedback.

How do you rate our support?