Aniversário de Dom Bosco é comemorado no dia 16 de Agosto

1
Hospital Auxiliadora conta com novo médico oftalmologista
16 de agosto de 2017
1
Hospital Auxiliadora apresenta novo diretor administrativo
17 de agosto de 2017

Aniversário de Dom Bosco é comemorado no dia 16 de Agosto

DomBosco

Hospital irá realizar uma missa em comemoração aos 202 anos de Dom Bosco

DomBoscoNo dia 16 de agosto, salesianos de todo o mundo celebra os 203 anos de Dom Bosco. O fundador da Congregação Salesiana nasceu em 16 de agosto de 1815, na Itália, em uma família de camponeses católicos, em om Bosco ou Giovanni Bosco nasceu dia 16 de Agosto de 1815 em Castelnuovo d’Asti que hoje possui o nome Castelnuovo Don Bosco, em uma época de difícil de fome e grandes epidemias, onde as 2 anos de idade seu pai veio a falecer por uma grave pneumonia deixando a esposa Margherita  viúva  com  três  filhos  para  cuidar além de mãe de seu marido, Margherita Zucca idosa.

Mesmo diante de todas as dificuldades, João Bosco nunca desistiu. Durante um tempo foi obrigado a mendigar para manter os estudos. Prestou toda a espécie de serviços. Foi costureiro, sapateiro, ferreiro, carpinteiro e, ainda nos tempos livres, estudava música.

Devoto de Nossa Senhora Auxiliadora, ordenou-se sacerdote em 1841. Em Turim, fundou o Oratório de Dom Bosco, que deu início à Congregação dos Salesianos de Dom Bosco e, mais tarde, à Congregação das Filhas de Maria Auxiliadora. Faleceu em 1888, aos 72 anos de idade. Foi beatificado em 1929 e declarado santo em 1934.

Com a ajuda de Santa Maria Domingas Mazzarello, fundou em 1872 o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora para a educação da juventude feminina. Em 1875 enviou a primeira turma de seus missionários para a América do Sul. Tal instituição é a mesma que mantêm o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora das filhas de Maria Auxiliadora.

Foi ele quem mandou os salesianos para fundar o Colégio Santa Rosa em Niterói, primeira casa salesiana do Brasil, e o Liceu Coração de Jesus em São Paulo. Criou ainda a Associação dos Cooperadores Salesianos. Prodígio da Providência divina, a Obra de Dom Bosco é toda ela um poema de fé e caridade. Consumido pelo trabalho, fechou o ciclo de sua vida terrena aos 72 anos de idade, a 31 de janeiro de 1888, deixando a Congregação Religiosa Salesiana espalhada por diversos países da Europa e da América.

O santo é hoje o maior modelo de educador. No centenário da sua morte, em 1988, o Papa João Paulo II o nomeou “Pai e Mestre da Juventude”. Em seu trabalho pedagógico ensinou que, para educar, é preciso amar primeiro. Para ele, educação é missão, um jeito de santificar e tornar melhores tanto os homens quanto o mundo.

 

 

 

2 Comentários

  1. Jovana Oliveira dos Santos. disse:

    Muito bom o assunto me ajudou bastante no trabalho do meu filho

  2. Jorge Rodrigues Costa disse:

    Muito lindo e inspirador o ministério de São Dom Bosco . Fiz catecismo na Obra Social Madre Mazzarello, fundada pela Irmã Cecília Nunes da FMA , hoje sua obra permanece como Obra Social e Creche Madre Mazzarello. Lá até hoje procuramos seguir os ensinamentos de Dom Bosco “Ensinar com amor “
    Viva Dom Bosco ❤️

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0
Connecting
Please wait...
Send a message

Desculpe! Não estamos por aqui agora. Deixe uma mensagem e nós retornaremos para você, o mais breve possível.

Your name
* Email
* Describe your issue
Login now

Dúvidas? Nós estamos aqui. Envie-nos uma mensagem!

Your name
* Email
* Describe your issue
We're online!
Feedback

Help us help you better! Feel free to leave us any additional feedback.

How do you rate our support?