Colaboradores do Hospital Auxiliadora são elogiados por Evolução no Programa +5S

IMG_8269
Voluntários “Auxiliadores do Bem” realiza ação alusiva a Páscoa
18 de abril de 2017
2017-04-25-PHOTO-00000013
Hospital Auxiliadora inaugura hoje 1 ª Fase do Pronto Socorro –Rede de Urgência e Emergência
26 de abril de 2017

Colaboradores do Hospital Auxiliadora são elogiados por Evolução no Programa +5S

13

O Hospital Auxiliadora,  realizou na terça-feira (18), 13uma premiação para os setores que atingiram selo ouro no Programa +5S, desenvolvido pela instituição. O programa, que tem como finalidade mobilizar, motivar e conscientizar toda a empresa para a Qualidade Total, por meio da organização e da disciplina no local de trabalho; é implantado com o objetivo específico de melhorar as condições de trabalho e criar um ambiente de qualidade, diminuir desperdícios, reduzir custos e aumentar a produtividade da empresa como um todo.

Para a líder do programa, a Supervisora de Qualidade Cláudia Andrea Laverde, os resultados positivos se traduzem na melhoria dos processos de trabalho e na satisfação dos clientes. “Apesar da simplicidade dos conceitos e da facilidade de aplicação na prática, a sua implantação efetiva não é uma tarefa simples. Isto porque a essência dos conceitos é a promoção de mudança de atitudes e hábitos das pessoas, que geralmente são resistentes a mudanças. É interessante observar que após experimentar os benefícios da filosofia, começam a incorporá-los e  aperfeiçoá-los na rotina de trabalho diário”, comentou.

Para a Diretora Geral do hospital, Irmã Aurelia Brioschi é possível ”ver a capacidade, a evolução e o empenho dos setores no processo de implantação o do programa. Existe uma meta possível de ser alcançada e o resultado é a satisfação dos colaboradores. O esforço de todos é para que o atendimento seja realizado com excelência e o hospital, que é formado pelos colaboradores, está caminhando para esse resultado”, disse.

O Programa +5S começou ser implantado na instituição em 2013 com a ação do Bota Fora, em que os colaboradores realizaram a limpeza e organização de seus setores. Em 2014 e 2015 foram realizadas ações de sensibilização e educação na técnica em 5 setores pilotos: três unidades de internação, as recepções e a manutenção, mas ainda contava com  baixa adesão dos colaboradores e do time de auditores. Em 2016, o programa foi revitalizado, e com a formação de um novo time de auditores foi  realizada uma visita de benchmark na Unidade da International Paper em Três Lagoas, e ealizou a implantação da técnica em todo hospital.

Foram avaliados 62 áreas, e definido um sistema de pontuações de acordo com o resultado. 29% das unidades obtiveram a pontuação latão, 66% obtiveram bronze, 5% obtiveram prata, nenhum setor ganhou o selo ouro. Com ações de reeducação, envolvimento das lideranças e planos de ações implantados, foi realizada a primeira auditoria de 2017, no mês de março, com resultados muito positivos para o hospital: nenhum dos setores obteve o selo latão, 29% obtiveram bronze, 57% obtiveram prata e 14% atingiram o selo ouro. A instituição evoluiu em sua média institucional de Bronze para Prata, após esta avaliação.

Para esta premiação, o hospital convidou Larissa Martin Leodoro, Gerente de Excelência de Manufatura, e Viviane Gonçalves, Gerente de Recursos Humanos, ambas da International Paper – Unidade Três Lagoas, para participar desta conquista institucional. Segundo as convidadas, “é possível enxergar a melhoria alcançada, que certamente passa muita segurança aos clientes; que podem ter confiança no atendimento prestado hoje”, disseram

O desenvolvimento do Programa +5S reflete em melhorias dos processos internos da instituição, e não se faria possível sem o apoio e o engajamento dos líderes da instituição e dos auditores do programa. De acordo com Eduardo Otoni, Diretor Administrativo do hospital, “esses resultados positivos fortalecem nossa energia e demonstram a sustentabilidade do projeto, que certamente irá avançar cada vez mais”, disse

Os cinco sensos, que você pode colocar em prática no seu dia a dia, são:

  • S E I R I – Senso de Utilização;
  • S E I T O N – Senso de Ordenação;
  • S E I S O – Senso de Limpeza;
  • S E I K E T S U – Senso de Saúde;
  • S H I T S U K E – Senso de Auto-Disciplina.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0
Connecting
Please wait...
Send a message

Desculpe! Não estamos por aqui agora. Deixe uma mensagem e nós retornaremos para você, o mais breve possível.

Your name
* Email
* Describe your issue
Login now

Dúvidas? Nós estamos aqui. Envie-nos uma mensagem!

Your name
* Email
* Describe your issue
We're online!
Feedback

Help us help you better! Feel free to leave us any additional feedback.

How do you rate our support?