Hospital Auxiliadora é contemplado pela segunda vez com o selo ouro de qualidade

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Hospital Auxiliadora é contemplado pela segunda vez com o selo ouro de qualidade

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O Hospital Auxiliadora, por meio de práticas de gestão, rotinas assistências e administrativas definidas, conseguiu, através do Compromisso com a Qualidade Hospitalar, CQH, o prêmio ouro de qualidade pela segunda vez. A Instituição, que busca a excelência, desde 2013, recebeu a consultoria do Centro de Estudos Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão, CEALAG, ambos do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, que há mais de 10 anos executa um programa de revitalização dos Hospitais Filantrópicos no Estado de São Paulo.

Com o apoio da Prefeitura Municipal de Três Lagoas, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, a primeira avaliação iniciou em 31/07/2013. Já a segunda, onde o Hospital conseguiu o primeiro selo ouro de qualidade, totalizando 365 pontos, ocorreu em 30/08/2014. A terceira visita foi feita juntamente com os consultores, formado por uma administradora, um médico e também uma enfermeira, ambos avaliadores com grande experiência em instituições de saúde. Participaram de todos os processos os consultores do CQH, Dr. Giovanni Di Sarno e Dr. Ricardo Oliva.

Para Giovanni Di Sarno, “a aplicação da avaliação teve como referência o modelo de gestão CQH que busca identificar as melhorias. Fechamos um ciclo de dois anos, onde três visitas foram feitas. Um roteiro foi preenchido e avaliou: organograma, descrição dos serviços próprios e de terceiros, identificação das partes interessadas, identificação dos clientes, participação no mercado local e área de abrangência, número de leitos e colaboradores, termo de contratualização, atualização do CNES, entre outros”.

Resultado

O anúncio do resultado da avaliação foi feito com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Saúde, colaboradores do Hospital, direção e Conselho Consultivo.

A avaliação apontou processos que podem ser aprimorados e destacou as melhoras que ocorreram no Auxiliadora como: ampliação do horário de visita para todos os pacientes – Visita Aberta; visita multiprofissional aos leitos de retaguarda e UTI; aumento do quadro de dois para sete médicos radiologistas; aumento do quadro de enfermeiras obstétricas, estabelecendo o horário para 06h00 a 24h00; compra de divãs para conforto das mães acompanhantes na internação pediátrica, participação no projeto Caravana da Saúde, realizando 160 cirurgias (geral, G.O e Ortopedia; aquisição de trollers e psico-box para dispensação de materiais e medicamentos no Centro Cirúrgico, reformas prediais em Unidades de Internação, aquisição de máquinas para hemodiálise, implantação de sala para cirurgias ambulatoriais, reforma do jardim das roseiras por meio de doação da empresa White Martins, beneficiando pacientes e colaboradores, continuidade na implantação do prontuário eletrônico, implantação da gestão por competência e entrevista de desligamento e continuidade da implantação das práticas de gestão voltadas para a segurança do paciente, inclusive da “cirurgia segura”.

Para a diretora geral do Auxiliadora, Irmã Aurélia Briosque, “isso nos orgulha muito. Conseguimos 388,32 pontos e mantemos o ouro. Tenho que agradecer todos que ajudaram e trabalharam de forma organizada para que os processos mantivessem corretos”, finaliza. Segundo o administrador hospitalar, Eduardo Otoni, “em um Hospital você não faz nada só. A gestão compartilhada foi fundamental e nos ajudou muito, pois trouxe transparência e oportunidade de verem o potencial que o Auxiliadora pode oferecer para a comunidade. No primeiro momento conseguimos ouro. O desafio estava em manter. Passou um ano, enfrentamos várias lutas e mesmo na crise, mantemos e melhoramos os processos. Quero parabenizar todos e em especial os colaboradores do Auxiliadora, pois são eles que fizeram isso ocorrer”, conclui.

A Secretaria de Saúde, Eliane Brilhante, disse estar emocionada com a conquista. “Foi algo muito difícil, mas conseguimos. É um trabalho de acreditação, onde a ajuda de todos é fundamental. Quero agradecer imensamente os que passaram pelo Hospital, em especial o ex-diretor técnico, Francisco Claro, que contribuiu bastante com esse projeto”, reforça.

O Auxiliadora agradece imensamente todos que acreditaram no novo modelo de gestão, onde a transparência é fundamental para se administrador uma instituição de saúde. Continuem acreditando e ajudando o Auxiliadora, pois há 96 anos, estamos assistindo Três Lagoas e a região do Bolsão. É por meio de campanhas, eventos beneficentes, e da sua contribuição, que vamos continuar oferecendo um atendimento cada vez melhor, mais humanizado e de excelência.

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