Hospital Auxiliadora inicia visita estendida na UTI

1
Abrasel repassa valor arrecado da venda de bebidas na 30ª Festa do Folclore
31 de agosto de 2018
1
Equipe do setor de Hemodiálise do HA participa de Congresso de Transplante Renal
4 de setembro de 2018

Hospital Auxiliadora inicia visita estendida na UTI

3

João Vitor é o primeiro paciente a receber a “Visita Estendida. Para ter esse direito, o paciente e familiares são avaliados pela equipe multiprofissional do hospital

Trazer mais humanização e atender as necessidades do paciente e de seus familiares é um desafio constante para a equipe da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Hospital Auxiliadora, que recentemente iniciaram o projeto da visita estendida que amplia os horários de visitas aos pacientes que respondem aos critérios selecionados pela equipe multiprofissional.

De acordo com a médica coordenadora da UTI, a médica intensivista Dra. Ana Cláudia Cano a visita estendida é um projeto de humanização incluído no Ministério da Saúde que aproxima a família do paciente durante o processo de recuperação. “Estamos com a visão de implantação desse pro

jeto há 3 anos, estamos participando do Projeto da Colaborativa do SUS, e foi verificado que um dos itens que ajuda a diminuir as infecções são exatamente a presença do familiar, pois diminui a ansiedade das famílias e do paciente e também ganhamos como instituição, pois diminuímos o índice de infecção, a alta precoce e diminui a morbilidade”, explicou.

Para a dona-de-casa Mariuza Silva Nunes Goulart que acompanha seu filho, João Vitor Nunes Goulart, de 13 anos foi uma grande notícia saber que poderá ficar mais tempo com seu filho durante esse período que irá ficar internado. “Foi muito bom para mim e para o João Vitor, me deixou mais tranquila. Antes visitava e ia embora angustiada, agora fico esse tempo a mais com ele e quando chego em casa fico mais tranquila e consigo tranquilizar toda a família. Foi impactante quando cheguei, porém com o acolhimento que tivemos e a recepção fiquei muito agradecida”, disse.

A coordenadora da UTI, a médica intensivista Dra. Vanessa Lima lembra que a visita estendida só é possível após um envolvimento da equipe multiprofissional do hospital, pois existe alguns critérios para ter esse direito de ficar mais tempo com o paciente internado. “Começa com uma visita multidisciplinar diariamente, todas as manhãs e tardes, toda equipe de farmácia, nutrição, psicóloga, assistente social, médicos, enfermagem, junto com o paciente e durante a visita vai selecionando pacientes que tem condições hemodinâmicas, que são as doenças que o trouxe a UTI e que permite que a família fique ao lado, se o paciente passar por esses critérios, a família será entrevista pela equipe multiprofissional pra ver se tem condições  sociais, psicológicas e emocional pra estar aqui e a gente traga isso como benefício para a família ao paciente”, explicou.

Para as coordenadoras da UTI, a iniciativa aos pacientes do SUS é muito positiva e que não necessita de muitos recursos. “Traz enormes beneficios aos pacientes, familiares, ao hospital e também para nós, agentes promotores da saúde pela satisfação em ver o resultado do nosso trabalho tendo êxito”, concluíram

Entre vários benefícios deste modelo de visitação o paciente sente-se melhor compreendido, conseguindo uma abertura de diálogo maior com seus familiares e de sentir-se mais protegido.

*Imagem autorizada pelo paciente e familiares para divulgação.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0
Connecting
Please wait...
Send a message

Desculpe! Não estamos por aqui agora. Deixe uma mensagem e nós retornaremos para você, o mais breve possível.

Your name
* Email
* Describe your issue
Login now

Dúvidas? Nós estamos aqui. Envie-nos uma mensagem!

Your name
* Email
* Describe your issue
We're online!
Feedback

Help us help you better! Feel free to leave us any additional feedback.

How do you rate our support?