Hospital Auxiliadora que é ONA Nível 1 recebe retorno positivo de Avaliadores do IBES

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Hospital Auxiliadora que é ONA Nível 1 recebe retorno positivo de Avaliadores do IBES

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O Hospital Auxiliadora recebeu nos dias 05 e 06 de março os avaliações do IBES (Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde), para avaliação de manutenção da certificação ONA 1os avaliadores apontaram diversos pontos positivos que alavancam a transparência, processos e gestão de qualidade na área administrativa e assistencial da instituição.

SOBRE A ONA

Após a Constituição de 1988, que definiu a saúde como um direito de todo cidadão, entidades públicas e privadas do setor de saúde fundaram a ORGANIZAÇÃO NACIONAL DE ACREDITAÇÃO – ONA, que é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente.

A metodologia é reconhecida pela ISQua (International Society for Quality in Health Care), associação parceira da OMS (Organização Mundial da Saúde) e que conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde de mais de 100 países.

O objetivo da ação da ONA é promover um processo constante de avaliação e aprimoramento nos serviços de saúde e, dessa forma, melhorar a qualidade da assistência no país.

Contudo, apesar da certeza de que o atendimento necessariamente deva ser qualificado, a maioria dos hospitais brasileiros se encontra abaixo de padrões aceitáveis. É uma situação que preocupa os profissionais da linha de frente, pacientes, familiares e a comunidade.

Um estudo de 2016 identifica a existência de 6.099 hospitais gerais e especializados, e destes, 254 hospitais acreditados no país. No Centro Oeste, dos 733 hospitais, 18 são acreditados, representando 2,45% do total na região, e 7,09% do total do país.

Em 2018, no Mato Grosso do Sul, há 4 hospitais gerais acreditados, sendo que Beneficente apenas o Hospital Auxiliadora. A acreditação pressupõe o cumprimento de padrões através de avaliações periódicas das organizações de saúde e os dados atuais apoiam a tese de que a maioria dos hospitais no país encontra-se abaixo de um nível básico de qualidade dos serviços e segurança assistencial. É triste que após 17 anos da implantação de um programa nacional de acreditação, o país ainda não ultrapassou a barreira dos 5% de hospitais acreditados.

            Também é verdade que há limitações econômicas que restringem a adesão de um programa de acreditação, porém o maior entrave, aparentemente, corresponde à falta de convencimento dos gestores de que o cumprimento de padrões de qualificação contribui para o alcance de maior eficiência, eficácia e efetividade de suas organizações.

Ao contrário da maioria, o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora conta com uma gestão participativa que busca qualidade e inovação para melhoria dos seus processos atendendo com Segurança ao Paciente.

No Hospital Auxiliadora, o processo de melhoria de qualidade iniciou em 2013, através de roteiros e manuais. A ONA realizou a visita diagnóstica em outubro de 2016 e agora em setembro de 2018, praticamente após 2 anos de dedicação intensa, o hospital foi acreditado.

O processo de qualidade transforma as práticas diárias, enaltecendo os pontos onde há necessidade de melhoria e fortalece os métodos de trabalho. Além disso, contribui com a redução de custos e desperdícios, aprimora a gestão e melhora da qualidade dos serviços, conquistando a confiabilidade e a satisfação dos clientes.

A homologação da acreditação de qualidade ONA do Hospital Auxiliadora ocorreu em outubro de 2018 e o maior desafio na aquisição de qualquer nível da acreditação é a sua manutenção. É do entendimento do Hospital Auxiliadora que seguir nesse processo, requer desenvolvimento do planejamento estratégico, disciplina e perseverança.

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