Hospital Auxiliadora recebe equipamentos repassados pela Eldorado Brasil

aa
Havan inicia campanha “Troco Solidário”, para ajudar na construção da nova área da hemodiálise do Hospital Auxiliadora
19 de julho de 2016
a
Hospital Auxiliadora convida população de Três Lagoas e região para participar do Motoshow
4 de agosto de 2016

Hospital Auxiliadora recebe equipamentos repassados pela Eldorado Brasil

IMG_2897

O Hospital Nossa Senhora Auxiliadora vem recebendo, desde 2015, alguns repasses de equipamentos da Eldorado Brasil, empresa de celulose com atividade em Três Lagoas, voltados para o atendimento de pacientes que cotidianamente utilizam os serviços do hospital, como: cardioversor, ventilador portátil, eletrocardiógrafos, somando um total de R$ 86.000,00.

IMG_2897Para a diretora geral do Hospital Auxiliadora, Irmã Aurélia Brioschi, a parceria foi muito importante para que o hospital pudesse atender com mais qualidade seus pacientes. “Nosso hospital atende toda macrorregião, somando um total de 10 cidades e mais de 250 mil pessoas, essa parceria com a Eldorado possibilitará uma qualidade no atendimento e diagnósticos mais eficazes”, disse.

A gerente de Sustentabilidade da Eldorado, Luciana Bortoluci, ressaltou que a ampla atividade do hospital assegura ações de benefícios de longo alcance. “Ser parceiro do Auxiliadora significa beneficiar pessoas, inclusive os nossos colaboradores que moram em Três Lagoas e no entorno”, afirmou.

FUNÇÃO DE CADA EQUIPAMENTO

Cardioversor – É o equipamento que realiza a cardioversão através de choque elétrica.

O que é cardioversão?
Cardioversão é um procedimento médico que restaura um batimento cardíaco acelerado ou irregular ao seu ritmo normal. O batimento cardíaco acelerado ou anormal é chamado arritmia cardíaca.

Arritmias podem impedir que o coração bombeie sangue suficiente ao corpo. Elas também podem elevar o risco de AVC, ataque cardíaco e parada cardiorrespiratória súbita.

O que é cardioversão elétrica?

É um procedimento utilizado para converter um ritmo irregular e/ou rápido num ritmo normal por meio de um choque elétrico no tórax.

Quando é necessário realizar uma cardioversão elétrica?
A cardioversão elétrica está indicada nos pacientes com ritmos rápidos que proporcionam risco de vida (taquicardia ventricular), quando esses causam sintomas graves (desmaios, pressão baixa, angina, falta de ar importante) ou quando as medicações falharam em restaurar o ritmo normal.

Ventilador Mecânico – Equipamento eletro médico cuja função é bombear ar aos pulmões e possibilitar a sua saída de modo cíclico para oferecer suporte ventilatório ao sistema respiratório. Não substitui os pulmões na função de troca gasosa (hematose) sendo um suporte mecânico à “bomba ventilatória” fisiológica (diafragma e músculos acessórios da respiração). Sua invenção possibilitou o nascimento das Unidades de Terapia Intensiva possibilitando o tratamento dos pacientes com quadros graves, em insuficiência respiratória por qualquer causa como doenças pulmonares (DPOC, pneumonias, Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo, etc.) ou extrapulmonares (choque, parada cardiorrespiratória, etc).

Pode ser adaptado aos pacientes por meio de uma prótese traqueal (tubos na traqueia) ou através de máscaras especiais cobrindo o nariz ou o nariz e a boca (procedimento chamado de ventilação não-invasiva).

Eletrocardiógrafo – Equipamento faz o registro da atividade elétrica do coração.

Os batimentos do coração são originados a partir de estímulos elétricos, que surgem em uma das câmaras cardíacas, denominada átrio direito. O estímulo elétrico gerado neste local passa a percorrer um tecido de condução especializado, que funciona como uma verdadeira “rede elétrica”, e que percorre todas as câmaras cardíacas.

À medida que o estímulo elétrico segue por esta rede, ele atua de modo a produzir as contrações cardíacas. Estas contrações bombeiam o sangue por todo o organismo.

O eletrocardiograma é o exame médico, onde é feito o registro da variação dos potenciais elétricos, gerados pela atividade elétrica do coração. Estes sinais elétricos podem ser detectados na superfície do corpo e registrados através da utilização de um aparelho chamado eletrocardiógrafo.

Muitas vezes, o ECG é chamado de eletrocardiograma de 12 derivações, pois o registro da atividade elétrica cardíaca é obtido em 12 pontos diferentes do corpo.

Para que serve

Um ECG indica a frequência e o ritmo dos batimentos cardíacos (regular ou irregular). Também indica a posição das câmaras cardíacas, e se existe aumento de uma ou de mais de uma delas. Através do ECG, o médico poderá avaliar o padrão dos sinais elétricos cardíacos, que se alteram em presença de muitas doenças.

Um ECG pode mostrar:

  • Batimentos e ritmos cardíacos anormais (arritmias cardíacas);
  • Bloqueios no sistema de condução dos impulsos elétricos do coração (congênitos ou causados por doenças);
  • Dilatação do músculo cardíaco, devido à hipertensão arterial ou a outras doenças;
  • Alterações sugestivas de doenças das artérias coronárias, tais como angina ou infarto do miocárdio (ataque cardíaco), com diminuição do fluxo de sangue para as células cardíacas;
  • Alterações sugestivas de modificações dos eletrólitos do organismo, tais como a elevação ou a diminuição acentuadas das taxas de potássio;
  • Também pode ajudar a diagnosticar as doenças congênitas do coração e as lesões nas válvulas cardíacas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0
Connecting
Please wait...
Send a message

Desculpe! Não estamos por aqui agora. Deixe uma mensagem e nós retornaremos para você, o mais breve possível.

Your name
* Email
* Describe your issue
Login now

Dúvidas? Nós estamos aqui. Envie-nos uma mensagem!

Your name
* Email
* Describe your issue
We're online!
Feedback

Help us help you better! Feel free to leave us any additional feedback.

How do you rate our support?