Hospital Auxiliadora recebe visita de representantes do Hospital do Coração (HCor) para apoio ao projeto: “Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”

WhatsApp Image 2018-07-27 at 17.59.18
Colaboradores comemoram aniversário no projeto Aniversariantes do Mês
27 de julho de 2018
1
Hospital Auxiliadora realiza evento em prol ao Mês Internacional da Amamentação
7 de agosto de 2018

Hospital Auxiliadora recebe visita de representantes do Hospital do Coração (HCor) para apoio ao projeto: “Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”

1

Em 2017, o Hospital Auxiliadora foi selecionado para participar do projeto “Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”, uma realização do Ministério da Saúde que visa qualificar e capacitar profissionais de saúde para reduzir o número de infecções relacionadas à assistência à saúde. O projeto terá duração de três anos e 120 hospitais foram selecionados pelo Ministério da Saúde, sendo este hospitais coordenados por 5 hospitais de excelência envolvidos com o IHI (Institute for Healthcare Improvement): Hospital Alemão Osvaldo Cruz (SP), Hospital do Coração HCOR (SP), Hospital Israelita Albert Einstein (SP), Hospital Sírio Libanês (SP) e Hospital Moinhos de Vento (RS). O mentor do Hospital Auxiliadora é o Hospital do Coração (HCor).

O plano é construído por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS) para compartilhamento das melhores práticas em saúde, desenvolvendo cuidados seguros aos pacientes nos hospitais do Sistema Único de Saúde.

Na última quarta-feira (01), representantes do HCor estiveram no Auxiliadora para a primeira reunião presencial.  Dra. Andrea Gushken, médica especialista em Ciência da Melhoria, sendo coordenadora da Colaborativa/HCor e do Projeto de Melhorias, e Marianilza Lopes, enfermeira  e especialista em projetos, representando a equipe de apoio da Colaborativa/HCor, conheceram a equipe e falaram sobre a importância do fortalecimento do trabalho que será desenvolvido ao longo do projeto. “É um momento de compartilharmos experiências, traçando metas, objetivos e implantando a metodologia PDSA, que trata sobre: Planejar, Fazer, Estudar e Agir”. E completou: “Iremos começar na UTI e depois disseminar em todo o hospital, implantando também a metodologia da ciência da melhoria baseado no quádruplo aim: (1) saúde populacional, (2) experiência do paciente ao menor custo per capita (3), considerando a experiência do colaborador (4)”, concluiu.

O Hospital Auxiliadora evolui com a implantação do projeto na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), envolvendo processos de vários setores, especialmente, o SCIH (Serviço de Controle de Infecção Hospitalar) e a Qualidade. O objetivo é educar através de métricas e práticas referenciadas mundialmente pelos hospitais de excelência no Brasil. Dessa maneira, o Hospital Auxiliadora trabalhará com processos de cuidados baseados na segurança do paciente, maximizando os recursos financeiros, reduzindo eventuais desperdícios e gerando relatório de resultados confiáveis não somente no período do projeto, mas de forma constante.

Para a gerente de qualidade do Auxiliadora, Daniela Mekaru, este projeto no Brasil representa uma das maiores esperanças para viabilizar atendimentos em saúde com qualidade, segurança do paciente, sem desperdícios: “abraçamos o projeto com muita alegria, pois reconhecemos a importância do Auxiliadora para a costa leste sul matogrossense, queremos um hospital de qualidade e sustentável para que todos: pacientes, famílias e colaboradores. Sentimo-nos honrados pelo Ministério da Saúde ao fazer parte de um seleto grupo de hospitais do país que participam desse importante projeto”, disse.

PROADI-SUS – O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS), possibilita que as entidades de saúde de referência participem do desenvolvimento do SUS, transferindo tecnologias de gestão e de atenção úteis para serem adaptadas pela rede pública, além de desenvolverem pesquisas de interesse do sistema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0
Connecting
Please wait...
Send a message

Desculpe! Não estamos por aqui agora. Deixe uma mensagem e nós retornaremos para você, o mais breve possível.

Your name
* Email
* Describe your issue
Login now

Dúvidas? Nós estamos aqui. Envie-nos uma mensagem!

Your name
* Email
* Describe your issue
We're online!
Feedback

Help us help you better! Feel free to leave us any additional feedback.

How do you rate our support?