A doença atinge 5% da população adulta no mundo
A Síndrome do Túnel do Carpo é a neuropatia mais comum no mundo, atingindo aproximadamente 5% da população adulta e com tendência a um aumento desses números de casos devido ao uso mais frequente de smartphones, tablets e computadores em geral.
Entrevistamos o médico coordenador da especialidade de ortopedia do Hospital Auxiliadora, Dr. Robson Otino, que explica sobre a patologia da “Síndrome do Túnel do Carpo”, que é uma compressão do nervo mediano que segue da região cervical até a mão e passa pela região do cotovelo e punho.
De acordo com o médico é um sintoma que se manifesta em algumas profissões como por exemplo: digitadores, costureiras (os), cozinheiras (os), manicures artesãos, trabalhadores domésticos e outros profissionais que realizam movimentos repetitivos e constantes com as mãos.
Para o Dr. Robson, os sintomas geralmente são dormência nas mãos e dedos, principalmente à noite, perda de força e dificuldade em realizar os movimentos das mãos. “Chamado “Túnel do Carpo”, local onde estes nervos podem ser comprimidos por diversos motivos, como por exemplo: edema, isto é, inchaço causado por inflamação local, traumas, lesões por esforço repetitivo, sequelas de fraturas do punho, gravidez, entre outras causas”, explicou.
PREVENÇÃO E TRATAMENTO
A prevenção da síndrome do túnel do carpo, envolve cuidados com a ergonomia no trabalho e na realização das atividades cotidianas, realização de exercícios de alongamento e fortalecimento muscular regularmente e cuidados com a saúde em geral.
De acordo com o médico ortopedista o tratamento geralmente é cirúrgico, entretanto nas fases iniciais pode ser realizado um tratamento conservador o qual consistem em repouso, antiinflamatórios, fisioterapia e mudanças nas atividades cotidianas. “Nos casos mais avançados ou naqueles sem melhora com o tratamento conservador, indicamos o tratamento cirúrgico, que consiste na liberação do nervo mediano ao nível do punho”. E completou: “É um procedimento muito simples e seguro de ser realizado, com elevada taxa de bons resultados”, comentou.
DIAGNÓSTICO
A síndrome do túnel do carpo acomete principalmente, mulheres, entre 30 e 50 anos de idade. O diagnóstico e tratamento precoces previnem as complicações como atrofias musculares e perdas permanentes de movimentos das mãos.
Dr. Robson Otino atende no Pronto Atendimento de Convênios do Hospital Auxiliadora.
4 Comentários
Dr. Robson, excelente médico e ser humano. Foi um prazer ter trabalho com ele.
Gratidão por esse médico e a toda equipe do Hnsa…..obrigada!!!
Boa noite doutor Robson sofro muito com está dor sindrome do carpo me ajude por favor a livrar desta dor
Bom dia!
Como fazer para aliviar as dores de sindrome do carpo até fazer a cirurgia!? Se as mãos doem diariamente só aliviando um pouco com gelo?
Aguardo retorno
Maria