Hospital Auxiliadora apresenta ações que serão realizadas com os recursos da RUE

Rue
Hospital Auxiliadora é contemplado com recurso de 2 milhões do Programa da Rede de Urgência e Emergência
9 de setembro de 2015
equipe-medica
Equipe do Hospital Auxiliadora participa de treinamento no Hospital Albert Einstein
22 de setembro de 2015

Hospital Auxiliadora apresenta ações que serão realizadas com os recursos da RUE

DSCN6315

O Hospital Auxiliadora reuniu a imprensa três-lagoense e autoridades em uma coletiva, na manhã desta sexta-feira (11), para apresentar as ações que serão realizadas com os recursos de R$ 2 milhões do Programa da Rede de Urgência e Emergência, da qual a instituição foi contemplada.

 

Estiveram presentes autoridades políticas que contribuíram e ajudaram nessa grande conquista, não só para o Auxiliadora, como também para toda a cidade e macrorregião, uma vez que o hospital atende a dez municípios vizinhos.

 

Durante a solenidade, o diretor administrativo do Hospital Auxiliadora, Eduardo Ottoni, ressaltou que em dois anos de gestão compartilhada com a Prefeitura Municipal de Três Lagoas e o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, é possível visualizar o quanto a instituição avançou, em questões de processos, qualidade, qualificação, complexidades e especialidades, ampliação do corpo clínico, aumento do volume de atendimento, e resgatando principalmente a imagem junto à comunidade.

 

De acordo com ele, há dois anos foi feito uma pleito ao Ministério da Saúde, requisitando a revitalização do Pronto Socorro. “Essa revitalização consiste em um projeto vinculado a Rede de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, e nós tivemos agora a informação de que esse recurso será liberado ao Hospital Auxiliadora, mesmo em um momento de crise, onde os recursos estão sendo escassos”, conta.

Após concluir toda a parte técnica que foi aprovada há nove meses pelo Ministério, segundo Ottoni, a grande dificuldade foi à falta de recursos e a necessidade do engajamento e da vontade política. O diretor aproveitou o momento para agradecer aos parceiros que foram essenciais nessa conquistas, que foram os vereadores: Barcos Bazé, Jorginho do Gás e Jorge Martinho; o presidente do partido PROS, Fabrício Venturolli; a Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a prefeita Marcia Moura; o Deputado Estadual Eduardo Rocha, os Deputados Federais Carlos Marun, Vander Loubet e Luiz Henrique Mandetta; e os senadores Delcídio do Amaral, Waldemir Moka e Simone Tebet.

 

“Ambos nos atenderam e nos apoiaram nessa busca, porém, existe um mérito e um grande fator onde nós conseguimos avançar rapidamente, que foi logo após uma reunião com a senadora Simone Tebet. Ela se comprometeu e levou a diante esse projeto, se reuniu na semana passada com o Ministro da Saúde, compreendeu a nossa demanda e hoje eu entendo porque ela é tão respeitada e admirada pela população da macro-região e do Estado. Quero deixar meu agradecimento a Simone em nome dos 270 mil habitantes atendidos pelo Hospital Auxiliadora, porque eu tenho certeza que ela foi a grande propulsora para que esse recurso viesse para Três Lagoas”, afirma o diretor.

 

A Irmã Aurélia Brioschi, diretora geral do Hospital Auxiliadora, relembrou a caminhada e o esforço para realizar cada processo. “O trabalho em equipe está se fortalecendo cada vez mais, o Hospital está caminhando junto com a cidade, crescendo sempre com essa vontade de atender a população, sobretudo os mais carentes, que possuem menos recursos, mas que também precisam ser acompanhados e atendidos”.

 

Presente na cerimônia, o Deputado Estadual Eduardo Rocha, declarou que hoje no Brasil é muito difícil se conseguir recursos sem a força política, principalmente no momento de crise que o país se encontra. “Eu vi o esforço da senadora para conseguir essa conquista, mas quero parabenizar principalmente a força do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, e a capacidade do atendimento de excelência que ele tem. Por onde ando, eu não me canso de dizer que eu tenho orgulho desse hospital, que cuida tão bem da nossa população”, expressa.

 

Representando a prefeita Márcia Moura, a secretária municipal de saúde Eliane Brilhante, evidenciou o momento de luta, onde sem partidos políticos todos se uniram em prol da causa. “A luta para a construção de um hospital cada vez melhor começou no momento em que foi assinada a gestão compartilhada. O Auxiliadora é referência na macroregião, e Três Lagoas, através de toda a bancada política, está se desenvolvendo cada vez mais”, disse.

 

O vereador Jorge Martinho, figura importante na conquista do recurso, contou como foi todo o processo. “Quando o Hospital fez a reforma do Pronto Socorro, eu questionei na Câmara dos Vereadores o porquê de não ser feita primeiramente a do SUS. Prontamente, o Eduardo me apresentou o projeto e explicou que estavam apenas aguardando a liberação do recurso. E para chegar a isso, cada passo que foi dado fez a diferença, se todos ajudarem, iremos passar por essa fase de modo diferente aos restantes”, discursou.

 

Akira Otsubo, ex-deputado federal, expressou a sua felicidade em falar sobre o Hospital Auxiliadora. “Hoje resido em Bataguassu, e sempre vejo os pacientes de lá serem atendidos aqui. Ouço as pessoas falarem o quanto a saúde de Três Lagoas está bem e que são muito bem atendidos. Em um momento de crise na saúde, isso é muito importante. Demonstra a capacidade e competência da direção, que administra essa instituição com seriedade”, parabeniza.

 

Projetos

 

O Programa de Atenção aos Serviços de Urgência e Emergência, conhecido como RUE (Rede de Urgências e Emergências), busca sempre o acolhimento com classificação de risco e resolutividade, e para isso realiza articulações e integração de todos os equipamentos de saúde com o objetivo de ampliar e qualificar o acesso humanizado e integral aos usuários do serviço de urgência e emergência de forma ágil.

 

A proposta do projeto de reforma da unidade foi enviado em 2013, e o objetivo é proporcionar aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) a melhoria da ambiência e acolhimento. As áreas foram planejadas com fluxos interligando todos os setores, de acordo com o programa do Ministério da Saúde e aprovado pela Vigilância Sanitária Estadual e Caixa Econômica Federal. “A revitalização é necessária devido ao número de atendimentos, hoje o Hospital Auxiliadora realiza mais de 3 mil atendimentos mensais no SUS do Pronto Socorro”, conta Ottoni.

 

Também será realizada a reforma da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que hoje possui 95% de ocupação e passará a contar de 10 para 18 leitos. Em 2015, o Hospital Auxiliadora desempenhou todo o projeto de ambientação, instalando televisores, renovando equipes e outros processos para atender da melhor forma os pacientes mais complexos.

 

Para a reforma da UTI será necessária à transferência e construção de uma nova área para o setor de Hemodiálise, que hoje está localização na parte em que será usada para a ampliação. A obra conta com uma emenda parlamentar do senador Waldemir Moka, no valor de R$ 499 mil, enviada à assembleia.

 

O Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), projeto incorporado dentro da RUE, também passará por reforma na parte estrutural e física. O setor é composto por áreas de exames de Ressonância Magnética, Mamografia, Raio-X, Tomografia, Ultrassom, Litotripsia, Sala de Laudos, estrutura de apoio para pacientes e colaboradores, e acessos com elevador para macas diretos para a UTI. “Também estamos buscando o projeto da Rede Cegonha, e mais um passo foi dado para termos uma UTI Neonatal, com dez leitos, e está faltando apenas à aprovação do Ministério”, revela o diretor.

 

A ordem de serviço para o início das obras será assinada no dia 5 de outubro e será executada pela empresa Engetrês, terá duração de 14 meses, sendo seis para o Pronto Socorro, quatro para o CDI e quatro para a UTI. “Ao longo do tempo estamos demonstrando o quanto somos competentes. Se soubermos trabalhar com a junção da técnica e a política, a saúde de Três Lagoas só tem a se fortalecer”, finaliza Ottoni.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0
Connecting
Please wait...
Send a message

Desculpe! Não estamos por aqui agora. Deixe uma mensagem e nós retornaremos para você, o mais breve possível.

Your name
* Email
* Describe your issue
Login now

Dúvidas? Nós estamos aqui. Envie-nos uma mensagem!

Your name
* Email
* Describe your issue
We're online!
Feedback

Help us help you better! Feel free to leave us any additional feedback.

How do you rate our support?