Hospital Auxiliadora realiza ação educativa e relembra sobre a proibição do uso de adornos no ambiente de trabalho
Com o compromisso contínuo de promover um ambiente seguro para pacientes e profissionais, o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora realizou uma importante ação educativa e relembrou sobre a proibição do uso de adornos no ambiente de trabalho, como parte das diretrizes de segurança e controle de infecções.
A campanha teve como objetivo principal conscientizar os colaboradores sobre os riscos associados ao uso de adornos como anéis, pulseiras, relógios, brincos, colares, piercings, gravatas, cordões de crachá e similares que, além de representarem fontes potenciais de contaminação, aumentam a chance de acidentes e prejudicam as boas práticas de higiene.
A iniciativa foi fundamentada na Norma Regulamentadora nº 32 (NR-32), alínea “b”, que trata da segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde, e proíbe expressamente o uso de adornos em áreas assistenciais e administrativas. O descumprimento da norma não só compromete a segurança do paciente, como também expõe o profissional a riscos biológicos e físicos evitáveis.
A campanha também buscou estimular o senso de responsabilidade coletiva e o protagonismo de cada colaborador na construção de um ambiente mais seguro e livre de infecções.