Dia Mundial do Rim: Hospital Auxiliadora realiza ação de saúde na Feira Municipal de Três Lagoas

IMG_4944
Equipe do Hospital Auxiliadora e Fadinhas Arteira preparam homenagem para as Mamães da UTI Neonatal
8 de março de 2024
IMG_2486 (1)
Direção do HNSA participa de encontro com a Conselheira Geral das Filhas de Maria Auxiliadora Ir. Paola Battagliola
11 de março de 2024

Dia Mundial do Rim: Hospital Auxiliadora realiza ação de saúde na Feira Municipal de Três Lagoas

IMG_4993

O Hospital Auxiliadora com apoio da Sociedade Brasileira de Nefrologia realizou no último dia 09 de março, o “Dia Mundial do Rim” na feira Central em Três Lagoas-MS, a ação realizada pela equipe multidisciplinar do Centro de Hemodiálise do HNSA levou orientações e também realizou exames como aferição de pressão arterial e teste de glicemia para a população.

Vânia Leal, foi garantir suas compras na feira e aproveitou para aferir sua pressão e ver a glicemia. “Sempre me cuido e achei muito importante essa ação, pois as vezes as pessoas não conseguem acesso a um atendimento e receber a orientação. A prevenção é uma maneira de alertar as pessoas”, disse.

De acordo com o médico nefrologista do Centro de Hemodiálise do Hospital Auxiliadora, Dr. Renato Pontelli, desenvolver este tipo de ação aproxima o Hospital da sociedade. “É uma oportunidade para mostrarmos para a população sobre os cuidados com os rins, é uma doença bastante grave, temos cerca de e 150 mil pessoas fazendo diálise no Brasil. O Hospital Auxiliadora está há 11 anos fazendo essa promoção da saúde com a checagem da pressão arterial e glicemia que são as duas causas de maior incidência da doença renal crônica, que é: hipertensão e diabetes”.

Fábio dos Santos, supervisor de manutenção, visitou a feira e aproveitou para receber as orientações. “Tive a oportunidade de falar com os profissionais, recebi orientações e me falaram sobre os cuidados diários para termos mais qualidade de vida”, disse.

A Doença Renal Crônica (DRC) acontece 1 em cada 10 brasileiros, e em geral, não provoca sintomas nos estágios iniciais. Por isso, é fundamental conhecer as causas e os exames que podem detectar a doença. A ação reuniu a equipe multiprofissional do Centro Avançado de Hemodiálise Ir. Norma Romancini, sendo: médico, enfermeiras, psicóloga, assistente social e alunos de enfermagem da UFMS.

Para este ano, o tema foi: “Saúde dos Rins e Exame de Creatinina para Todos”, e contou com informações, aferição de pressão e teste de glicemia. De acordo com a enfermeira gestora do Centro Avançado de Hemodiálise Fabiana Leite, o objetivo é informar a população sobre as doenças renais e orientar as práticas saudáveis. “A principal função do rim é limpar as impurezas e as toxinas do corpo. A prevenção, exames precoces e informação são as melhores soluções para manter saudável esse órgão extremamente importante”, explicou.

 Centro Avançado de Hemodiálise

Reinaugurado em 2019, o ano do centenário, o Centro Avançado de Hemodiálise Ir. Norma Romancini, conta hoje com 20 pontos para tratamento de diálise e temos mais de 100 pacientes de toda região e em média realiza 1.200 sessões por mês.  Com a ampliação do setor de Nefrologia para a 3ª fase, ainda sem previsão, o Hospital Auxiliadora poderá atender com qualidade até 120 pacientes em hemodiálise, proporcionando conforto e atendendo a demanda reprimida. O Hospital está tentando viabilizar a construção da 3ª fase, ainda sem previsão pois necessita de incentivo financeiro, podendo atender 30 pontos de diálise.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0
Connecting
Please wait...
Send a message

Desculpe! Não estamos por aqui agora. Deixe uma mensagem e nós retornaremos para você, o mais breve possível.

Your name
* Email
* Describe your issue
Login now

Dúvidas? Nós estamos aqui. Envie-nos uma mensagem!

Your name
* Email
* Describe your issue
We're online!
Feedback

Help us help you better! Feel free to leave us any additional feedback.

How do you rate our support?