Encontro Presencial de Comunicadores da BAP discute presença salesiana nas redes sociais

1
Hospital Auxiliadora é representado em Simpósio Internacional de Assistência ao Parto
15 de abril de 2024
436235355_839864121519594_1130801450029214553_n
Colaboradoras do HNSA participam do evento “Gente Que Cuida de Gente”, promovido pelo SESI-MS
17 de abril de 2024

Encontro Presencial de Comunicadores da BAP discute presença salesiana nas redes sociais

033-768x512

por Comunicação BAP

A Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP) promoveu, de 9 a 11 de abril, em sua sede, em São Paulo, o Encontro Presencial de Comunicadores, que reuniu 25 profissionais de Comunicação e Marketing das escolas, obras sociais e hospital da BAP. Com o tema “Habitar as Redes Sociais… Salesianamente”, o encontro teve como objetivos aprimorar as estratégias comunicacionais e promover uma troca de experiências, com foco na construção de uma presença plena no ambiente virtual, alinhada ao Carisma Salesiano.

Em sua acolhida aos participantes, Irmã Alaíde Deretti, Inspetora da BAP, salientou a importância de Madre Mazzarello e Dom Bosco como exemplos de comunicadores criativos, que usavam a comunicação para alcançar os jovens. Ela também destacou a necessidade de utilizar as redes sociais de forma inovadora e profética para anunciar a Boa Nova e o Carisma Salesiano. “Hoje, quero convidá-los a uma reflexão sobre o valor da comunicação em nossa missão salesiana. Madre Mazzarello e Dom Bosco, nossos fundadores, nos inspiram a caminhar em sinodalidade, em rede, com entusiasmo e entrega total”, disse.

Aprendizagens

Conduzido por Irmã Maike Loes, Coordenadora Inspetorial de Comunicação, o encontro contou com uma programação repleta de reflexões, visitas culturais, palestras e oficinas. No primeiro dia, os comunicadores fizeram um tour virtual pelo Santuário Sagrado Coração de Jesus, situado no bairro Campos Elíseos (SP), explorando sua relação com a Basílica do Sagrado Coração, de Roma, construída por Dom Bosco a pedido do Papa Leão XIII, onde, ao final da vida Dom Bosco compreendeu o sentido do “Sonho dos 9 Anos” cujo bicentenário se celebra em 2024. Em seguida, o grupo embarcou em uma jornada cultural pela língua que os conecta: o português. Em uma visita técnica, eles foram guiados pelas galerias do renovado Museu da Língua Portuguesa, situado na Praça da Luz. No local, eles conheceram a história e a evolução do idioma de forma interativa, numa ampla e moderna área de exposição.

No período da tarde, o jornalista Adriano Vialle – que também é Coordenador da Assessoria de Comunicação do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, de Três Lagoas (MS) – comandou um bate-papo sobre “Notícia – A construção do texto jornalístico”. Dentre os diversos ensinamentos, ele destacou a importância de identificar os elementos-chave de uma notícia, o chamado lead.

O segundo dia foi conduzido pela Assessora de Comunicação da BAP, Andréa Pereira, que abordou o tema central do encontro: “Habitar as Redes Sociais… Salesianamente”. Ela compartilhou estratégias e sugestões para otimizar o trabalho dos comunicadores nos canais de comunicação das instituições e conduziu importantes alinhamentos.

O último dia de atividades foi marcado pela apresentação do fotógrafo Marcos Rogério Meneghessi, que abordou o tema “O uso da fotografia na construção de narrativas visuais”. Após detalhar algumas técnicas, ele desafiou o grupo a capturar, por meio das lentes de um smartphone, a essência da Oficina Cultural Oswald de Andrade, localizada no bairro Bom Retiro. No início da tarde, Eduardo dos Santos, Gestor de TI da BAP, colaborou com o encontro trazendo orientações sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), legislação brasileira aprovada em 2018 que controla a privacidade e o uso/tratamento de dados pessoais. Para finalizar, Irmã Maike e Andréa conduziram importantes alinhamentos, de ordem prática, em relação à Proposta Integrada de Comunicação, ao envio de notícias e à Revista BAP.

Impressões

Samuel Caetano, Coordenador de Projetos e da Comunicação do Lar Padre Jacó, de Itajaí (SC), se manifestou grato pela oportunidade de formação oferecida pela Inspetoria. “Para nós, comunicadores da Ação Social, é muito importante estes momentos para aumentar nossos conhecimentos, atualizar nossas ferramentas comunicacionais e fortalecer nossa identidade social”, ressaltou.

Emanuelle Saldanha, responsável pela Comunicação e Marketing do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora de Campo Grande (MS), avaliou o encontro como “incrível”. “É sempre maravilhosa a oportunidade de estar presente, pessoalmente, com as pessoas que encontramos apenas de forma virtual ao longo do ano, além, claro, da possibilidade de crescer, aprender e se aperfeiçoar. Agora é voltar para as nossas realidades e habitar as redes sociais ‘salesianamente’, alegremente e orgulhosamente!”, concluiu a comunicadora.

O encontro “Habitar as Redes Sociais… Salesianamente” foi concluído com um momento de agradecimentos e uma Bênção especial que contou novamente com a presença da Inspetora, Irmã Alaíde Deretti.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0
Connecting
Please wait...
Send a message

Desculpe! Não estamos por aqui agora. Deixe uma mensagem e nós retornaremos para você, o mais breve possível.

Your name
* Email
* Describe your issue
Login now

Dúvidas? Nós estamos aqui. Envie-nos uma mensagem!

Your name
* Email
* Describe your issue
We're online!
Feedback

Help us help you better! Feel free to leave us any additional feedback.

How do you rate our support?