No dia 14 de novembro, daremos início ao Triênio de preparação ao 150º aniversário da primeira Expedição Missionária das Filhas de Maria Auxiliadora, cujo lema diz: “É tempo de reavivar o fogo”. Cada símbolo presente no logotipo escolhido revela o profundo significado da nossa missão:
Maria Auxiliadora: a figura de Maria escolhida para este logotipo é a da Auxiliadora “roubada” da sacristia de Valdocco e presenteada por Dom Cagliero às primeiras missionárias no dia da partida. É a presença de Maria Auxiliadora, que tem entre os braços um gracioso Menino sorridente […] Dom Bosco o abençoou e o envia às missionárias: “Levai-o, e que Nossa Senhora vos abençoe e vos acompanhe na longa viagem”. (Cronistória, vol. 2, 288). Maria e Jesus, portanto, tornam-se no logotipo os companheiros de viagem que protegem e guardam cada missão.
O navio: reproduz de forma estilizada a embarcação que se vê na foto da primeira expedição missionária. Aquele enorme navio, que em meio ao mar se perderá de vista para chegar a terras distantes e levar à América também o carisma salesiano, no feminino.
As escotilhas do navio: são uma referência ao navio, mas em seu número recordam os cinco continentes em que hoje estão presentes as Filhas de Maria Auxiliadora. Além disso, recordam a coroa do Rosário, oração quotidiana e que nunca falta para cada FMA.
A cruz: ergue-se altíssima sobre o navio para recordar o sacrifício a que se assemelham as missionárias na sua partida, sacrifício vivido em cada missão, sacrifício necessário para que ela se torne fecunda.
As primeiras seis missionárias: as seis figuras sobre o navio estão próximas entre elas e envoltas pela sombra de Maria, que as acompanha. Formam um único elemento – a comunidade – e, na diversidade de altura e de forma, reproduzem a silhueta de um fogo, evidência do Espírito que acompanha e inspira o sonho missionário das FMA, mas também sinal que recorda o fogo do amor de Deus que Madre Mazzarello convida a manter vivo.
O círculo que delimita o logotipo: o logotipo está inscrito em um círculo que envolve o desenho. Esta não é apenas uma escolha estilística que confere compatibilidade ao logotipo, mas a dinâmica da linha recorda o dinamismo missionário da Congregação no mundo e dá forma a uma auréola, sinal da santidade do quotidiano levada além do oceano pelas missionárias.
Celebre conosco a abertura do triênio em preparação aos 150 anos da primeira Expedição Missionária das FMA.
Veja a abertura: https://www.youtube.com/live/nB_I3mgVwjE
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para saber mais acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Cookies.
AceitarRecusarPolítica de Privacidade