Hospital Auxiliadora divulga Meta 2 da Segurança do Paciente – Comunicação Efetiva

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Hospital Auxiliadora divulga Meta 2 da Segurança do Paciente – Comunicação Efetiva

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Com o objetivo de aprimorar as práticas de saúde e aperfeiçoar o cuidado ao paciente, O Ministério da Saúde instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente através de 6 Metas, promovendo melhorias direcionadas por meio de estratégias que abordam a Qualidade e Segurança e Oportunidades de Melhoria continua na assistência a saúde, apresentando soluções baseadas em evidências.

Meta 2: Comunicação Efetiva

O que é?
É uma comunicação clara, objetiva, completa e fácil de ser compreendida por todos. A segurança no ambiente hospitalar envolve a comunicação entre profissionais, pacientes e familiares, por exemplo: na passagem de plantão entre equipes, nas transferências internas e externas, na ordem verbal em situações de emergência, na divulgação dos resultados de exames, nos registros no prontuário, no Acolhimento ao paciente na escuta das queixas e sintomas, no esclarecimento sobre a situação de saúde do paciente na comunicação de má noticias e nos atendimentos realizados.

Nesse Processo ter a certeza que a informação seja transmitida de forma clara e que o receptor das informações consiga compreender a informação transmitida.

Como contribuir?
Para garantir a segurança do cuidado e evitar falhas, é importante que paciente e familiares façam parte do processo, esclarecendo suas dúvidas sempre que necessário.

Ações Preventivas
Identificar todos os pacientes com os dois identificadores padronizadores pela instituição:
Todo e Qualquer Intervenção ou cuidado realizado ao paciente, so poderá ser realizado após a conferencia dos dois identificadores padronizados pela instituição.
Nome completo
Data de Nascimento.

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