Hospital Auxiliadora participa de ação sobre o Dia Mundial do Rim

2
HNSA e Senac realizam qualificação aos colaboradores do Serviço de Nutrição e Dietética
9 de março de 2021
3
Dia Mundial do Rim: Equipe do HNSA realiza um momento de música aos pacientes de diálise
17 de março de 2021

Hospital Auxiliadora participa de ação sobre o Dia Mundial do Rim

6

Estima-se que haja atualmente no mundo 850 MILHÕES DE PESSOAS com doença renal, decorrente de várias causas. A Doença Renal Crônica (DRC) causa pelo menos 2,4 milhões de mortes por ano, com uma taxa crescente de mortalidade.

Pensando nisso, o Hospital Auxiliadora com apoio da Sociedade Brasileira de Nefrologia, (SBN) pelo 8º ano consecutivo participa no dia 11 de março Dia Mundial do Rim, durante o evento será realizado: teste de glicemia, aferição de pressão, IMC (Índice de Massa Corpórea) e orientações com a equipe multiprofissional do hospital, que é composto por: médico, enfermeiras, nutricionista, assistente social e psicóloga.

Vivendo bem com a doença renal

O tema do Dia Mundial do Rim em 2021 é “Vivendo bem com a doença renal”. O objetivo é o de conscientizar e orientar o paciente com doença renal crônica (DRC) quanto aos próprios sintomas, para que possa participar, de forma mais efetiva, na rotina da vida cotidiana. Embora medidas eficazes de prevenção e progressão da DRC sejam importantes, os pacientes com doença renal – incluindo aqueles que dependem de diálise, e os transplantados renais – devem sentir-se apoiados, junto aos seus familiares e acompanhantes, especialmente durante pandemias e outros períodos críticos. A inclusão dos pacientes com DRC na vida cotidiana é o foco principal desta campanha, tendo como objetivo final, o de viver bem com a doença renal.

Consideramos que o Dia Mundial do Rim 2021 repetirá o grande sucesso dos anos anteriores, sucesso este que se reflete no número progressivamente maior de atividades, sendo o Brasil se destacado em ações em todo o mundo. Para isto, há o engajamento de diversos profissionais de saúde, assim como de grande parte dos associados da Sociedade.

De acordo com o médico nefrologista do Auxiliadora, Renato Pontelli, é uma atitude muito importante da instituição e da Sociedade Brasileira de Nefrologia para disseminar, orientar e prevenir as doenças renais crônicas. “São doenças pouco conhecidas, no local teremos como esclarecer algumas dúvidas para a população, a doença renal é muito séria e por isso precisamos levar a quantidade de informação que for precisa para a sociedade”, disse.

Doença renal: o desafio

O objetivo do evento “Dia Mundial do Rim” é informar ao maior número de pessoas sobre os fatores de riscos e a prevenção das doenças renais crônicas. A Doença Renal Crônica (DRC) causa pelo menos 2,4 milhões de mortes por ano, com uma taxa crescente de mortalidade.

A Injúria Renal Aguda (IRA), um importante fator de risco para DRC, afeta mais de 13 milhões de pessoas no mundo, sendo que 85% desses casos ocorrem em países de baixa e média renda. Estima-se que cerca de 1,7mi morram anualmente por causa da IRA no mundo.

É importante considerar que a DRC e a IRA são condições impactantes para o aumento da morbidade e mortalidade de outras doenças, em função dos seus fatores de risco, como diabetes, hipertensão e da presença de infecções por hepatites, HIV, malária e tuberculose presente em muitos lugares do mundo. Em crianças, a DRC e a IRA também implicam em uma morbidade e mortalidade significativas.

Centro Avançado de Hemodiálise do HNSA

O Centro Avançado de Hemodiálise conta hoje com 20 pontos para tratamento de diálise e temos mais de 100 pacientes de toda região e realiza cerca de 1250 sessões por mês. Com a  possívelampliação do setor de Nefrologia para a 3ª fase o Hospital Auxiliadora poderá atender com qualidade até 120 pacientes em hemodiálise, proporcionando conforto e atendendo a demanda reprimida. As primeiras fases da obra foram entregues no ano de 2019 e contemplou a 1ª e 2ª fase que terá 20 pontos podendo atender 120 pacientes. O Hospital está tentando viabilizar a construção da 3ª fase, ainda sem previsão pois necessita de incentivo financeiro, passará atender 30 pontos.

6

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0
Connecting
Please wait...
Send a message

Desculpe! Não estamos por aqui agora. Deixe uma mensagem e nós retornaremos para você, o mais breve possível.

Your name
* Email
* Describe your issue
Login now

Dúvidas? Nós estamos aqui. Envie-nos uma mensagem!

Your name
* Email
* Describe your issue
We're online!
Feedback

Help us help you better! Feel free to leave us any additional feedback.

How do you rate our support?