A segunda vítima é o profissional de saúde (médicos, enfermagem e equipe multiprofissional) que passa por sofrimento emocional após um evento adverso. Eventos adversos são ocorrências indesejáveis no paciente, podem ocorrer devido ao trabalho humano e podem causar danos leves, graves, óbito ou outros impactos.
Consequências no profissional de saúde:
• A segunda vítima pode sofrer danos físicos e psicossociais
• Pode ter repercussões morais, éticas e emocionais
• Pode ter alterações no sono e apetite, dificuldade de concentração, dores de cabeça, fadiga, problemas gastrointestinais, taquicardia, rigidez muscular
• Pode ter sintomas emocionais como isolamento, frustração e medo.
O suporte institucional é fundamental para acolher o profissional, reconhecer e tratar os impactos gerados, com programas de apoio e ações de intervenções individuais e coletivas. É importante que o profissional possa retornar às suas atividades, com a segurança necessária para desenvolver seu trabalho.
Realizar discussão aberta dos erros, atendimento com profissional especializado e a mudança na cultura organizacional de segurança, contribui na melhoria de processo e identificação de falhas, a partir de tratativas não punitivas e incentivo de notificações na instituição.
Acolher é criar um ambiente seguro onde cada pessoa possa se desenvolver de acordo com as próprias habilidades. Procure ajuda, você não está sozinho, o Hospital Auxiliadora apoia você.
Setor de acolhimento do profissional: Setor de Recursos Humanos (RH)/ Ramal: 3647.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para saber mais acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Cookies.
AceitarRecusarPolítica de Privacidade