Política de Qualidade

Política de Qualidade

Em direção a inovação, a adoção das melhores praticas e o reconhecimento nacional, a Sociedade Beneficente do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora se compromete com a qualidade em seus processos e serviços e possui um Sistema de Gestão de Qualidade, que tem como objetivo aumentar a possibilidade de obter melhores resultados assistenciais, por meio da gestão por processos administrativos e assistenciais, gerenciamento de riscos, implantação de protocolos clínicos e programas de melhoria contínua monitorados constantemente mediante indicadores.

Fazem parte da Política de Qualidade da empresa:

  • Manter foco no cliente;
  • Promover a segurança do paciente;
  • Elevar o padrão dos serviços prestados por meio de Boas Práticas;
  • Gerenciar riscos institucionais;
  • Impulsionar a tomada de decisão com base na análise crítica dos resultados;
  • Incentivar o bem estar e o aprimoramento pessoal e profissional;
  • Estimular o trabalho em equipe;
  • Manter comportamento ético e transparente nas relações com colaboradores, clientes, parceiros e fornecedores;
  • Executar atividades com a utilização racional dos recursos;
  • Fomentar a inovação e liderança tecnológica;
  • Buscar a excelência na gestão de processos e serviços através da melhora contínua do Sistema de Gestão da Qualidade e o atendimento aos requisitos regulamentadores aplicáveis.

O Hospital Auxiliadora conta com o Escritório da Qualidade e Desenvolvimento Humano, pioneira na costa leste do Mato Grosso do Sul, busca a excelência da qualidade em saúde.

Prêmio Ouro de Qualidade CQH

Em 2013, o hospital aderiu voluntariamente ao programa do CQH (Compromisso em Qualidade Hospitalar), coordenado pelo Dr Haino Burmester, mantido pela APM (Associação Paulista de Medicina) e CREMESP (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo), afiliados ao FNQ (Fundação Nacional da Qualidade) e EFQM (Europe Foundation for Quality Management).

Através da gestão compartilhada com o município e consultoria do CEALAG (Centro de Estudos Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo), o Hospital Auxiliadora valoriza ações de humanizações ao paciente, familiares e colaboradores com vistas a estruturas (conforto e acolhedor), processos (administrativos e assistenciais) e resultados (Indicadores, Pesquisa de Satisfação do Cliente, Pesquisa de Clima e Ouvidoria).

O programa do CQH apresenta critérios avaliativos fundamentais para nortear a qualidade hospitalar: liderança, estratégias e planos, clientes, sociedade, informações e conhecimentos, pessoas e processos.

O Hospital Auxiliadora foi submetido a primeira avaliação do CQH e recebeu Prêmio Bronze com 133 pontos em 2013. Na ocasião, o roteiro/relatório foi analisado e considerado no planejamento de 2014. E, apenas um ano depois, o Hospital Auxiliadora recebeu nova visita/avaliação do CQH que concedeu o Prêmio Ouro de Qualidade com 365 pontos!

Humanização

Em todos os processos, o Hospital Auxiliadora tem a expectativa legitimada de desenvolver os conceitos de humanização preconizados pela Organização Mundial da Saúde (2000): dignidade, confidencialidade, autonomia, apoio social, comunicação/informações esclarecedoras, agilidade, instalações acolhedoras e confortáveis, cortesia nas relações interpessoais, qualificação técnica, possibilidade de escolha dos profissionais, eficácia e resolução, continuidade do cuidado, confiabilidade e transparência.

Gestão Ampliada e Segurança do Paciente

Atualmente, o Hospital Auxiliadora conta com:

  • Núcleo de Acesso a Qualidade Hospitalar (NAQH): comissão constituída por integrantes do Hospital Auxiliadora e representantes da gestão do município. Das reuniões são incorporados e acordados fluxos de atendimento na admissão e alta do paciente, de maneira a garantir apoio e esclarecimento acerca das necessidades do cliente.
  • Núcleo Interno de Regulação (NIR): composta pelo médico e enfermeira como referência e uma equipe multiprofissional (enfermeira do CCIH, fisioterapeuta, psicólogo, fonoaudiólogo, farmácia, nutrição e assistente social). O objetivo é monitorar a internação, auxiliando na gestão da clínica ao realizar a movimentação e as transferências internas e externas.
  • Núcleo de Segurança do Paciente (NSP): comissão que estabelece a constituição, a competência e o funcionamento do sistema para a promoção da segurança do paciente com base nas metas internacionais:
    • Identificação correta do paciente;
    • Comunicação efetiva;
    • Administração adequada de medicamentos;
    • Assegurar cirurgias com local de intervenção, procedimento e paciente corretos;
    • Reduzir o risco de infecções associadas aos cuidados em saúde
    • Reduzir o risco de queda do paciente

Boas Práticas em Saúde

O Hospital Auxiliadora institui Boas Práticas com base em evidências através da implantação de rotinas e protocolos. Para isso, o hospital realiza treinamentos e capacitações permanentes de seus colaboradores e conta com equipe multiprofissional qualificada e atualizada para a realização do processo diagnóstico, admissão, tratamento e alta segura.