Equipe do Hospital Auxiliadora participa de treinamento para atendimento em urgência e emergência

foto (9)
Hospital Auxiliadora apresenta nova Diretoria Clínica
13 de outubro de 2015
a
Estabelecimento comercial realiza ação para arrecadar lenços para o Hospital Auxiliadora
22 de outubro de 2015

Equipe do Hospital Auxiliadora participa de treinamento para atendimento em urgência e emergência

1

Os colaboradores do Hospital Auxiliadora participaram no último fim de semana de um treinamento para capacitação do método START e Day Training Rescue, utilizado em casos em que a triagem e análise de risco de pacientes deve ser realizada de forma rápida e objetiva em múltiplas vítimas.

Realizado no SEST/SENAT, o curso foi ministrado pela empresa Alfas Urgência e Emergência Treinamentos, e tem como objetivo levar a capacitação atualizada para os profissionais de Três Lagoas e região. O treinamento contou com a presença de pessoas de várias cidades vizinhas, que vieram em busca de qualificação. “A importância dessa capacitação é atualizar todos os profissionais da saúde quanto às novas diretrizes e os novos protocolos utilizados no mundo, não apenas no Brasil e grandes centros. Estamos trazendo esta filosofia para o município: capacitar os profissionais para que trabalhem dando maior qualidade de vida aos nossos pacientes”, afirma o especialista em Urgência e Emergência, André Dourado.

            O Médico Intervencionista e regulador do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Dr. Idris Fares, ressalta que além do suporte básico de vida, o foco do treinamento é instruir os profissionais para lidar com acidentes de múltiplas vítimas. “Nesses casos, nós temos uma capacidade limitada de atendimento, e é necessário saber o que fazer e como fazer; como dar suporte até conseguir levar todas as vítimas ao hospital. O objetivo é conseguir administrar essa situação”, ressalta.

            Para o enfermeiro coordenador do Pronto Socorro do Hospital Auxiliadora, Carlos Barbosa Junior, o curso foi uma ótima oportunidade para reciclar e adquirir novos conhecimentos. Ele, que participou das aulas juntamente ao Dr. Thiago Eloy, explica que eles estão “atualizando a padronização dos protocolos e criando um padrão no atendimento aos pacientes para quando chegam essas vítimas, tanto pré-hospitalar, quanto dentro do hospital. Vários dos profissionais que estão aqui são profissionais que fazem esse atendimento no pré-hospitalar”.

            No segundo dia de treinamento, os médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem participantes do treinamento realizaram um simulado realístico com o intuito de colocar em prática tudo o que havia sido aprendido em sala de aula. Eles também desempenharam o método CRAP, orientação feita através de análise de trabalho, a fim de atribuir uma cor à vítima, classificando sua prioridade ao atendimento.

            Desde 2013, o Hospital Auxiliadora realiza o Acolhimento co1m Classificação de Risco, e segundo Fares, essa é a forma mais eficaz de se “definir quem atender primeiro, viabilizando o atendimento à vítima que mais necessita, para que se possa realmente estar fazendo a diferença entre a vida e a morte daquela pessoa, salvando assim o maior número de vidas”.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0
Connecting
Please wait...
Send a message

Desculpe! Não estamos por aqui agora. Deixe uma mensagem e nós retornaremos para você, o mais breve possível.

Your name
* Email
* Describe your issue
Login now

Dúvidas? Nós estamos aqui. Envie-nos uma mensagem!

Your name
* Email
* Describe your issue
We're online!
Feedback

Help us help you better! Feel free to leave us any additional feedback.

How do you rate our support?