Hospital Auxiliadora é selecionado e participa do projeto “Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”

3
Hospital Auxiliadora comemora sucesso durante 2ª Costelada Beneficente
11 de dezembro de 2017
7
Hospital Auxiliadora promove 2º Dia da Beleza para pacientes que realizam tratamento de Hemodiálise
13 de dezembro de 2017

Hospital Auxiliadora é selecionado e participa do projeto “Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”

1

O Hospital Auxiliadora foi selecionado a participar do projeto “Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”. É uma realização do Ministério da Saúde e visa qualificar e capacitar profissionais de saúde para reduzir o número de infecções relacionadas à assistência à saúde e também acidentes adversos. Durante essa semana o diretor do hospital, Marco Calderon, gerente de qualidade, Daniela Mekaru, coordenadora da UTI do Auxiliadora, a médica Ana Cláudia Cano, a enfermeira da Comissão Controle de Infecção Hospitalar, Paula Regina Aparecida e a fisioterapeuta Mara Pereira estão essa semana participando do projeto.

O plano será construído por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS) para orientação dos profissionais de saúde para práticas e cuidado da segurança do paciente nos hospitais do Sistema Único de Saúde.

O Projeto Colaborativo “Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”, terá duração de três anos nos 120 hospitais que deverão ser selecionados pelo Ministério da Saúde. Essas unidades serão divididas em grupos coordenados pelos seis Hospitais de Excelência envolvidos com o IHI (Institute for Healthcare Improvement): Hospital Alemão Osvaldo Cruz (SP); Hospital Beneficência Portuguesa (SP); Hospital do Coração (SP); Hospital Israelita Albert Einstein (SP); Hospital Sírio Libanês (SP) e o Hospital Moinhos de Vento (RS). O Hospital Auxiliadora terá como mentor o Hcor (Hospital do Coração) por 18 meses, através da superintendente de Qualidade e Reponsabilidade Social, Dra. Bernadete Weber.

O Hospital Auxiliadora, através dos comportes do Núcleo de Segurança do Paciente, irá implantar o projeto na UTI e CCIH utilizando métricas e práticas referenciadas utilizadas por Hospitais de referência, tendo como objetivo realizar trabalho e orientações para as melhores práticas quanto o cuidado com a segurança do paciente, maximizar os recursos financeiros propondo reduzir eventuais desperdícios e gerar relatório de resultados no período do projeto.

Para a gerente de qualidade do Auxiliadora, Daniela Mekaru é um dos maiores eventos de qualidade e segurança do paciente do país. “Iremos agregar muito trabalhando com protocolos de hospitais de excelência”, disse.

PROADI-SUS – O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS), possibilita que as entidades de saúde de referência participem do desenvolvimento do SUS, transferindo tecnologias de gestão e de atenção úteis para serem adaptadas pela rede pública, além de desenvolverem pesquisas de interesse do sistema.

O que é uma Colaborativa?

Um método de melhoria que se apoia na disseminação e adaptação de um conhecimento já testado, em vários locais (hospitais, clínicas, organizações), para conquistar um objetivo comum.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0
Connecting
Please wait...
Send a message

Desculpe! Não estamos por aqui agora. Deixe uma mensagem e nós retornaremos para você, o mais breve possível.

Your name
* Email
* Describe your issue
Login now

Dúvidas? Nós estamos aqui. Envie-nos uma mensagem!

Your name
* Email
* Describe your issue
We're online!
Feedback

Help us help you better! Feel free to leave us any additional feedback.

How do you rate our support?