Saúde Municipal e Hospital Auxiliadora se unem para alertar homens contra o câncer

foto (12)
Instituto do Câncer do Hospital Auxiliadora realiza palestra preventiva no Sesi
6 de novembro de 2015
Capa
Hospital Auxiliadora e Instituto do Câncer de Três Lagoas realizam palestra na Sanesul
17 de novembro de 2015

Saúde Municipal e Hospital Auxiliadora se unem para alertar homens contra o câncer

Novembro Azul

Depois da campanha Outubro Rosa, focada na orientação às mulheres quanto aos métodos preventivos ao câncer, agora é a vez de incentivar os homens ao combate do câncer por meio de exames preventivos com o Novembro Azul. A ação é promovida pela Prefeitura de Três Lagoas por meio da Secretaria Municipal de Saúde e contará com a parceria do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora. O dia 19 de novembro, quinta-feira, será reservado para o Dia D da campanha, que ocorrerá na Praça Ramez Tebet, das 08h00 às 12h00, com diversas ações para os homens.

Estarão no local as equipes de Oncologia e Urologia do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, além dos profissionais do Programa DST/Aids. Haverá aferição de pressão arterial, testes de glicemia, cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC) e também outras orientações diversas. A equipe do Departamento de Trânsito estará presente no evento.

Além disso, o prédio da Prefeitura de Três Lagoas recebeu iluminação na cor azul; um meio de lembrar os homens acerca da importância de realizar constantemente os exames preventivos. No Hospital Auxiliadora, panfletos orientativos foram distribuídos.

CÂNCER DE PRÓSTATA

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens (perdendo para o câncer de pele não-melanoma). Além disso, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% total de cânceres.

De acordo com o médico urologista Rafael Tibyriçá, só nesse ano foram diagnosticados cerca de vinte casos de câncer de próstata em Três Lagoas. Entre eles, foram realizadas dez cirurgias com o intuito de cura do paciente. Ele conta que a cirurgia por vídeo é um procedimento pouco utilizado no país devido à alta complexidade, mas que já está sendo realizada na cidade.

“Os diagnósticos têm aumentado bastante. O Hospital Auxiliadora, através de seu Centro Oncológico, e do ICTL – Instituto do Câncer de Três Lagoas –, tem realizado o procedimento de biópsia de próstata, que tem ajudado a aumentar o número de diagnósticos. Com o diagnóstico precoce, nós iniciamos o tratamento curativo com maiores chances de cura”, explica o médico.

DIAGNÓSTICO

Uma das formas de diagnosticar precocemente o câncer de próstata é pelo exame Antígeno Prostático Específico (PSA), que é encontrado principalmente no sêmen, mas também em pequena quantidade no sangue. A maioria dos homens saudáveis tem níveis menores de 4ng/ml de sangue. No caso o homem com possível chance de desenvolver o câncer de próstata, esse nível aumenta, podendo ser detectado pelo exame.

De acordo com o Laboratório Municipal, em 2013 foram registrados 1.948 exames de PSA, 2.155 no ano de 2014 e de janeiro até outubro deste ano 1.587, totalizando o número de 5.690 exames.

Segundo Tibyriçá, os homens estão se preocupando cada vez mais com a saúde. “Assim como as mulheres vão ao salão e compram produtos de beleza, hoje em dia você vê um aumento do seguimento masculino também nessas áreas, até mesmo em cirurgias plásticas. Como as mulheres, então, o homem tem ido ao consultório médico pelo bem estar, buscando uma melhor qualidade de vida, e essa preocupação os tem levado a fazer o exame preventivo do câncer de próstata”, conta.

O médico explica que o brasileiro está aumentando a expectativa de vida, e que o câncer de próstata é uma doença, a princípio, do idoso. “Quanto mais velha fica a população masculina brasileira, maiores os casos diagnosticados de câncer de próstata. O homem que tem mais de 40 anos já deve fazer um exame preventivo da próstata”.

 Se você tem mais de 40 anos, faça o exame preventivo! Para mais informações, entre em contato com o Centro Oncológico do Hospital Auxiliadora pelo telefone (67) 2105 3538.

Novembro Azul

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0
Connecting
Please wait...
Send a message

Desculpe! Não estamos por aqui agora. Deixe uma mensagem e nós retornaremos para você, o mais breve possível.

Your name
* Email
* Describe your issue
Login now

Dúvidas? Nós estamos aqui. Envie-nos uma mensagem!

Your name
* Email
* Describe your issue
We're online!
Feedback

Help us help you better! Feel free to leave us any additional feedback.

How do you rate our support?